Artigos
Neste área, você encontrará os artigos de autoria dos integrantes do grupo e que foram publicados ou apresentados em Congressos, revistas ou publicações da área.
Quem tem medo da inteligência artificial?
Muito tem-se falado ultimamente em relação ao rápido desenvolvimento da inteligência artificial generativa, contendo diversas reflexões auspiciosas, ao mesmo tempo em que se nutre também um certo pânico moral demasiado. Compreensivo até certo ponto, mas por vezes dotado de incongruências inoportunas para a compreensão dos desafios futuros diante de uma sociedade acalentada por rápidas transformações tecnológicas.
Educação a Distância e Inteligência artificial na educação: uma revisão bibliográfica
A educação foi impactada pela introdução de aplicações de Inteligência Artificial (IA), coincidindo com o aumento significativo da oferta de cursos na modalidade a distância no Brasil, especialmente no ensino superior. Diante desse cenário, torna-se essencial mapear, identificar e descrever como a IA vem sendo estudada no contexto da educação a distância, visando compreender as características dessas pesquisas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, com o objetivo de identificar todos os estudos que abordam relacionalmente a IA e Educação a Distância (EaD).
Há como deter o ChatGPT? Uma resenha da obra de Lúcia Santaella
O lançamento do ChatGPT colocou a Inteligência Artificial na pauta dos grandes veículos de comunicação. Termos como redes neurais, grandes modelos de linguagem e processamento de linguagem natural saíram das rodas acadêmicas e se tornaram assunto corriqueiro. Mas, afinal, o que é, quais as capacidades e limites do Chat? Lucia Santaella, professora e pesquisadora no campo da semiótica e da comunicação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), propõe-se a responder essas e muitas outras questões que emergiram com o lançamento dessa poderosa ferramenta que conversa e age como se fosse humano, mas ainda é uma máquina desprovida de julgamentos éticos e morais.
Inteligência artificial na educação: vislumbrar possibilidades e minimizar desafios
Dentre os diversos desafios apresentados pela inserção da IA generativa no contexto social do País, um dos que mais gera atenção dos envolvidos por pensar a educação é, sem dúvida, o de garantir o cuidado nas questões de equidade, ética e representatividade, no contexto dos diferentes territórios do Brasil. Como pesquisadores em educação, insistimos que o diálogo estabelecido entre a pedagogia e a tecnologia deve necessariamente compreender que as ações com a tecnologia na educação necessitam ser mobilizadas pela intencionalidade pedagógica e nunca ao contrário, como podem direcionar algumas demandas de mercado.
Considerações sobre a produção de conhecimento em IAED
Este artigo apresenta uma revisão narrativa sobre o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na Educação (IAED), com foco em destacar os limites e possibilidades percebidos por educadores. A abordagem epistemológica se centraliza na percepção da prática pedagógica, explorando a demanda crescente por habilidades no contexto das complexas relações entre tecnologia e educação. O estudo busca justificar a crescente adoção da IAED. A metodologia adotada é a revisão narrativa, que explora estudos sobre a percepção de professores em relação à IA como recurso pedagógico em 4 artigos brasileiros e 2 relatórios internacionais. A partir de uma epistemologia crítica da tecnologia, fundamentou-se teoricamente no conceito de inteligência em máquinas e na superação do antropocentrismo, tendo a Educação como eixo nuclear dos processos educativos que envolvem a IA. O artigo revisa percepções de professores sobre a IAED em diferentes regiões, evidenciando entusiasmo da maioria dos respondentes, destaca a importância da alfabetização em IA e examina o conhecimento sobre ferramentas de IA entre professores, ressaltando preocupações sobre o real entendimento da IAED e enfatizando a necessidade de formação dos professores diante desse novo contexto de desafios, inovações e a necessidade de reavaliar paradigmas educacionais em decorrência do avanço da IA.