CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e Potencialidades
O avanço da Inteligência Artificial tem suscitado debates sobre seu impacto na educação, evidenciando tanto oportunidades quanto muitos desafios. A obra "CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e potencialidades" aborda essas questões, fundamentando-se em documentos internacionais, como os relatórios da UNESCO e do Conselho da Europa, e analisando dados da realidade educacional brasileira.​
A obra destaca a desigualdade de acesso à tecnologia e à internet como um dos principais obstáculos à implementação da IA na educação. No Brasil, embora haja avanços na conectividade escolar, persistem limitações na qualidade da conexão e na disponibilidade de dispositivos, especialmente na rede pública. Além disso, a formação docente e a regulamentação adequada do uso da IA são apontadas como essenciais para assegurar uma educação equitativa e de qualidade.​
Estruturada em nove desafios centrais, a Carta explora temas como exclusão digital, limitações de habilidades pela tecnologia, inclusão de estudantes com necessidades específicas, formação de educadores, riscos de superestimar ou subestimar a IA, uso indiscriminado da tecnologia, privacidade e segurança de dados, vigilância e plataformização da educação, e o impacto da IA na disseminação de desinformação.​
As autoras enfatizam a necessidade de um desenvolvimento supervisionado da IA no contexto educacional, garantindo uma utilização ética e transparente. A Carta de Recomendação propõe diretrizes para que a IA seja incorporada à educação de modo a reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais inclusiva, democrática e colaborativa.​
A opção por intitular o texto como “Carta” visa reforçar a proposta de estabelecer diálogo, receber respostas e ampliar as conversas com todas as pessoas que tenham interesse sobre o tema. Por isso, convidamos a todas as leitoras e leitores a escrever para nós pelo email: educamaisai@gmail.com.