Novidades do Grupo
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Notícia
Lançamento do Livro: CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e potencialidades.
As pesquisadoras do Grupo Educa+AI lançaram o livro CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e Potencialidades. O evento aconteceu no Salão Nobre do Centro MariAntônia da USP e contou com a presença dos professores Luís Carlos de Menezes; Catalina Pagés, Lino de Macedo e Nilson José Machado, que fizeram a abertura da mesa-redonda. As autoras e o autor da obra, após breve apresentação, responderam às perguntas do público presente.
Estruturado em nove desafios centrais, o livro explora temas como exclusão digital, limitações de habilidades pela tecnologia, inclusão de estudantes com necessidades específicas, formação de educadores, riscos de superestimar ou subestimar a IA, uso indiscriminado da tecnologia, privacidade e segurança de dados, vigilância e plataformização da educação, e o impacto da IA na disseminação de desinformação.​ As autoras enfatizam a necessidade de um desenvolvimento supervisionado da IA no contexto educacional, garantindo uma utilização ética e transparente. A Carta de Recomendação propõe diretrizes para que a IA seja incorporada à educação de modo a reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais inclusiva, democrática e colaborativa.​
​O livro está disponível para download, em formato de e-book.
Notícia
Pesquisadora Márcia Azevedo Coelho participa de reportagem a proibição de celulares nas escolas.
Na reportagem, a pesquisadora Márcia Azevedo Coelho comenta sobre a proibição de celulares nas escolas. Essa deliberação tem provocado muitos questionamentos, inclusive se é possível aplicar uma mesma medida em um país com tantas diferenças e desigualdades. É importante ressaltar que a Lei não proíbe o uso da tecnologia nas escolas, tampouco o uso de qualquer aparelho seja celulares, tablets, chromebooks ou outros para finalidade pedagógica. Inclusive, nós temos a lei 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que inclui a educação digital como um dever do Estado na educação pública, garantindo que todas as instituições de ensino tenham acesso à internet de alta velocidade. Para ver a reportagem completa, clique aqui.
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(Imagem: Reprodução Globoplay/TV Tem
Notícia
Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala
O Grupo de Trabalho de Educação participou do Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala. O evento reuniu todos os GTs que compõem o Grupo de Pesquisa IA Responsável, liderado pelo professor Virgílio Almeida.
A apresentação do GT, realizada no dia 15 de outubro de 2024, trouxe os principais resultados da pesquisa e dos trabalhos realizados pelo grupo, em atuação desde novembro de 2023, e pode ser vista aqui.

Notícia
Pesquisadoras do GT Educação participam da 12ª Semana Acadêmica de Licenciatura de Ciências da Natureza (SemCiNat) da EACH-USP
Márcia Azevedo Coelho e Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro, pesquisadoras do Educa+AI, participaram da 12ª Semana Acadêmica de Licenciatura de Ciências da Natureza da EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo).
A apresentação "Acessibilidade e Inteligência Artificial no Ensino Básico: Explorando Ferramentas para um Aprendizado Inclusivo" trouxe discussões sobre os desafios relacionados à IA, e de que maneira podemos torná-la mais inclusiva, além de oportunidades sobre o uso da IA dentro da sala de aula.
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(Imagem: Reprodução instagram.com/semcinatusp)
Infográfico
DESAFIOS E RECOMENDAÇÕES: Uso da Inteligência Artificial (IA) na Educação
O infográfico "Recomendações para o Uso da Inteligência Artificial na Educação" foi elaborado pelo grupo de trabalho de Educação da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da USP. Este material visa orientar educadores, gestores escolares e formuladores de políticas educacionais sobre as melhores práticas para a implementação de tecnologias de IA no ambiente educacional. O objetivo principal do infográfico é proporcionar um guia visual e acessível que destaque tanto os benefícios quanto as precauções necessárias ao integrar a inteligência artificial nas escolas, promovendo uma utilização ética e eficaz que potencialize o aprendizado dos alunos e respeite os princípios de privacidade e segurança.