Novidades do Grupo
Confira as novidades, notícias e outras informações sobre o Educa+AI.
Notícia
Pesquisadoras do Educa+AI participam do I Encontro dos Cursos Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFSULDEMINAS
No dia 30 de agosto, o Educa+AI esteve presente no I Encontro dos Cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFSULDEMINAS, em Poços de Caldas (MG). O evento teve como tema central “Educar em Tempos de Inteligência Artificial: desafios e possibilidades na formação de professores” e reuniu estudantes dos cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS em parceria com a UAB, além de profissionais da educação básica das redes municipal e estadual.
​
Com a proposta de um espaço de diálogo e troca de experiências, para estimular reflexões sobre como a Inteligência Artificial pode impactar e transformar as práticas docentes, as pesquisadoras do Grupo Educa+AI - Profa. Dra. Márcia Azevedo Coelho (USP-ESALQ), Profa. Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG), Profa. Dra. Lívia Carolina Vieira (IFSULDEMINAS) e Profa. Ms. Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC-SP) - participaram da mesa-redonda “O uso da inteligência artificial na educação: desafios e potencialidades”, que reuniu especialistas de diferentes instituições.
​
No período da tarde, as pesquisadoras ainda ofereceram minicursos sobre As perspectivas e desafios da Inteligência Artificial aplicada à educação.
​
(Informações: https://pcs.ifsuldeminas.edu.br/noticias/5943)
Notícia
Lançamento do Livro: CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e potencialidades.
As pesquisadoras do Grupo Educa+AI lançaram o livro CARTA DE RECOMENDAÇÃO PARA O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: Desafios e Potencialidades. O evento aconteceu no Salão Nobre do Centro MariAntônia da USP e contou com a presença dos professores Luís Carlos de Menezes; Catalina Pagés, Lino de Macedo e Nilson José Machado, que fizeram a abertura da mesa-redonda. As autoras e o autor da obra, após breve apresentação, responderam às perguntas do público presente.
Estruturado em nove desafios centrais, o livro explora temas como exclusão digital, limitações de habilidades pela tecnologia, inclusão de estudantes com necessidades específicas, formação de educadores, riscos de superestimar ou subestimar a IA, uso indiscriminado da tecnologia, privacidade e segurança de dados, vigilância e plataformização da educação, e o impacto da IA na disseminação de desinformação.​ As autoras enfatizam a necessidade de um desenvolvimento supervisionado da IA no contexto educacional, garantindo uma utilização ética e transparente. A Carta de Recomendação propõe diretrizes para que a IA seja incorporada à educação de modo a reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais inclusiva, democrática e colaborativa.​
​O livro está disponível para download, em formato de e-book.
Notícia
Pesquisadora Márcia Azevedo Coelho participa de reportagem a proibição de celulares nas escolas.
Na reportagem, a pesquisadora Márcia Azevedo Coelho comenta sobre a proibição de celulares nas escolas. Essa deliberação tem provocado muitos questionamentos, inclusive se é possível aplicar uma mesma medida em um país com tantas diferenças e desigualdades. É importante ressaltar que a Lei não proíbe o uso da tecnologia nas escolas, tampouco o uso de qualquer aparelho seja celulares, tablets, chromebooks ou outros para finalidade pedagógica. Inclusive, nós temos a lei 14.533, de 11 de janeiro de 2023, que inclui a educação digital como um dever do Estado na educação pública, garantindo que todas as instituições de ensino tenham acesso à internet de alta velocidade. Para ver a reportagem completa, clique aqui.
​
(Imagem: Reprodução Globoplay/TV Tem
Notícia
Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala
O Grupo de Trabalho de Educação participou do Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala. O evento reuniu todos os GTs que compõem o Grupo de Pesquisa IA Responsável, liderado pelo professor Virgílio Almeida.
A apresentação do GT, realizada no dia 15 de outubro de 2024, trouxe os principais resultados da pesquisa e dos trabalhos realizados pelo grupo, em atuação desde novembro de 2023, e pode ser vista aqui.

Notícia
Pesquisadoras do GT Educação participam da 12ª Semana Acadêmica de Licenciatura de Ciências da Natureza (SemCiNat) da EACH-USP
Márcia Azevedo Coelho e Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro, pesquisadoras do Educa+AI, participaram da 12ª Semana Acadêmica de Licenciatura de Ciências da Natureza da EACH-USP (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo).
A apresentação "Acessibilidade e Inteligência Artificial no Ensino Básico: Explorando Ferramentas para um Aprendizado Inclusivo" trouxe discussões sobre os desafios relacionados à IA, e de que maneira podemos torná-la mais inclusiva, além de oportunidades sobre o uso da IA dentro da sala de aula.
​
(Imagem: Reprodução instagram.com/semcinatusp)



