Curadoria
Neste área, você encontrará um repositório de textos, vídeos, relatórios e outros materiais que consideramos importantes para a área de Inteligência Artificial e Educação. Os itens estão separados por assunto.
Relatórios
Documento final da Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial e Educação “Planejando a educação na era da IA: liderar o avanço".
UNESCO: maio de 2019, Beijing, República Popular da China
O documento contempla questões conceituais e metodológicas, identifica soluções tecnológicas de IA, examina os impactos de sua difusão e apresenta considerações.
UNESCO: 2021, Brasília.
Este relatório traz definições, técnicas e tecnologias da IA, apresenta uma análise das tendências e suas implicações para a educação além de recomendações para políticas públicas e programas para contextos locais.
UNESCO: 2021, Paris.
Relatório produzido pelo Council of Europe (2022), que explora tanto a aplicação quanto o ensino da IA na educação, a partir de uma abordagem crítica. Aborda a IA e a educação pelas lentes dos valores fundamentais do Conselho da Europa: direitos humanos, democracia e Estado de Direito.
Council of Europe: 2022.
O guia da UNESCO sobre o uso do ChatGPT no ensino superior aborda como esse recurso de Inteligência Artificial pode ser utilizado para melhorar o ensino, a aprendizagem, a pesquisa e a administração nas instituições de ensino. Destinado a educadores, administradores e pesquisadores, o guia detalha as funcionalidades do ChatGPT, destacando seus benefícios para personalização da aprendizagem, eficiência administrativa e inovação na pesquisa, ao mesmo tempo em que aborda os desafios éticos e a necessidade de regulamentação. A UNESCO recomenda o uso responsável do ChatGPT para aproveitar ao máximo o seu potencial, garantindo um impacto positivo e equitativo no ambiente educacional.
UNESCO: 2023, Paris
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O texto discute o impacto da inteligência artificial (IA) e algoritmos na sociedade e na mídia, enfatizando a necessidade da reflexão crítica e da regulação ética para garantir que seu uso não reforce preconceitos ou ameace a democracia.
O e-book “Educação Midiática e Inteligência Artificial” explora a urgente necessidade de cultivar uma sociedade informada e crítica frente aos desafios impostos pelos avanços tecnológicos e suas implicações na democracia e justiça social.
O texto apresenta uma análise que mostra que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ainda não é um instrumento eficaz e limitador para combater o capitalismo de vigilância, visto que ao trazer o instituto do consentimento e da autodeterminação informacional como fundamentos basilares da norma, negam a condição de vulnerabilidade do sujeito nestas relações constituídas na era informacional. O texto apresenta o "capitalismo de vigilância", termo cunhado por Shoshana Zuboff, e analisa a LGPD como possível limitador do acesso de grandes empresas a dados sensíveis. Um tema importante e diretamente relacionado ao uso de tecnologias na educação.