top of page

Curadoria - Outras Indicações

Mais referências para pesquisas.

O projeto investigou os efeitos cognitivos do uso de modelos de linguagem (LLMs), como o ChatGPT, na produção de textos. Foram comparados três grupos de participantes: (1) apenas cérebro, (2) uso de buscadores e (3) uso de LLM. O estudo utilizou EEG, análises linguísticas e entrevistas. Os resultados apontam que o apoio externo reduziu o engajamento neuronal e a sensação de autoria. O grupo LLM apresentou menor conectividade cerebral e menor capacidade de lembrar trechos dos próprios textos. Além disso, teve desempenho inferior em todas as métricas de avaliação. Nos testes de alternância, quem passou do LLM para escrever sem apoio mostrou queda de engajamento, enquanto o movimento inverso (do cérebro para LLM) recuperou parte do processamento visual.
O estudo traz dados iniciais sobre como o uso de IA pode impactar a escrita, o funcionamento cognitivo e a memória. Apesar da relevância, os autores destacam que os resultados são preliminares, com limitações metodológicas (amostra reduzida e escopo localizado). Esse cuidado metodológico deve ser considerado ao usar o trabalho como referência. O estudo reforça debates sobre autonomia intelectual, autoria e a necessidade de políticas de uso responsável da IA na educação e na pesquisa.

Para saber mais: MIT Media Lab. Your Brain on ChatGPT. Cambridge: MIT, 2025.
Disponível em: https://www.media.mit.edu/projects/your-brain-on-chatgpt/overview/.

O módulo aborda o conceito de desordem informacional, ampliando a noção de “fake news” para incluir diferentes formas de conteúdos enganosos. Apresenta três categorias principais: misinformation (informação falsa sem intenção de prejudicar), disinformation (informação falsa criada e disseminada intencionalmente para causar dano) e malinformation (informação verdadeira usada de forma maliciosa). Também descreve formatos típicos, como conteúdo manipulado, impostor e fabricado. Além do conteúdo teórico, o módulo propõe atividades  com exemplos, vídeos, exercícios e quizzes, além de estratégias para educadores, como: apresentações, uso de exemplos locais, debates e dinâmicas. 
O texto é útil para cursos sobre letramento midiático e digital. Oferece uma base conceitual consistente. Os recursos interativos e sugestões metodológicas podem ser adaptados para atividades em sala de aula, oficinas de letramento digital ou projetos interdisciplinares sobre desinformação.

Para saber mais:
BILGI YONETIMI. Essential MOOC – Module 2: Information Disorder. Disponível em: https://bilgiyonetimi.net/essential-mooc/en/module_1_2.html?userType=trainer.

Inscreva-se para receber informações sobre Inteligência Artificial e Educação:

Obrigado por se inscrever!

Siga nossas redes sociais:

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page